Projeto quer promover "street food" na capital

A iniciativa "Lisboa sobre rodas", organizada pela câmara municipal em parceria com cinco restaurantes, visa dinamizar o conceito de "street food" na cidade e transformar locais como o Parque Eduardo VII num "ponto de encontro".
Publicado a
Atualizado a

"Acho que este pode ser um grande sítio da noite de Lisboa, até [para inverter] o estigma que esta zona tem", disse hoje à agência Lusa o vereador com o pelouro da Estrutura Verde e Energia, José Sá Fernandes.

A ideia é que os restaurantes abandonem o espaço físico habitual para fazer chegar a comida aos clientes através de carrinhas que estão localizadas, além deste parque, em sítios como o Cais do Sodré, Saldanha, Amoreiras, Entrecampos, Campo Grande e Monsanto.

José Sá Fernandes explicou que as propostas dos restaurantes A Frigideira do Bairro, Banana Café, Hamburgueria, Hotdog Lovers e Wasabi chegaram em 2013 à Câmara de Lisboa, influenciadas pelas tendências europeias de "street food" ("comida de rua").

"Recebi os cinco [pedidos] separadamente e a dificuldade residiu em escolher sítios que não estivessem ocupados" por outros tipos de comércio e de seguida "juntei-os a todos para escolher cinco locais e sugeri um sítio para a noite", adiantou.

Assim surgiu a iniciativa, que, por agora, é vista como uma "experiência", de acordo com o autarca.

Contudo, as expectativas são elevadas. Bernardo Delgado, do Banana Café, admitiu que "o investimento foi de cerca de 40 mil euros", o que revela "uma forte aposta" por parte da empresa.

O investimento foi assegurado pelos proprietários e a autarquia apenas cedeu os espaços e tratou da logística.

O objetivo é "meter a mão na inovação e ver se os lisboetas recebem bem o conceito. Acreditamos que este é só um ponto de partida, que não vai acabar e vai muito para além das marcas que começaram", acrescentou Bernardo Delgado.

O mesmo pensa o representante da Hamburgueria, Francisco Vasconcelos: "A partir do momento em que arrancarmos com esplanadas, programações de música, concertos, DJ e com uma oferta de cinco conceitos diferentes, acho que estão reunidas condições para que seja um sucesso", justificou.

A autarquia pondera alargar no futuro este conceito a outro tipo de atividades (como a venda de livros e o merchandising) e a outros sítios da cidade.

De março a outubro, as carrinhas vão estar distribuídas de segunda a sexta-feira, entre as 10:00 e as 20:00, nas Amoreiras, Cais do Sodré, Campo Grande, Entrecampos e Saldanha, rodando entre si consoante os dias da semana.

Ao Parque Eduardo VII chegam nas noites de quinta-feira a sábado, entre as 20:00 às 02:00, e no domingo apenas uma estaciona em Monsanto, das 10:00 às 19:00.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt